terça-feira, maio 09, 2006

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MADA

Por estar muito envolvido com a produção do show do SeuZé, mal pude assistir aos shows das outras bandas nessa edição do MADA. Mas, pelo que pude conferir e já conhecia de antemão, acho que a escalação das bandas foi feliz. Por mais que o meu gosto não tenha sido satisfeito, a programação foi coerente e mapeou legal a cena independente do país.

Gostei pra caramba do Moptop (RJ), Ímpar (MG), Los Porongas (AC), Filhos da Judith (RJ).

Não me entra de jeito nenhum todo o hype em torno do Cansei de Ser Sexy (SP). Performance forçada e execução deplorável. Definitivamente não vou a um show de música com o intuito maior de rir. Acho que todos puderam ver que no show do CSS o que menos importa é a música. Para completar, tive o desprazer de ficar em um quarto no mesmo corredor do das mocinhas. Como falam alto!

Das bandas potiguares, só pude acompanhar os shows dos Bonnies e do Revolver. O show dos primeiros foi muito fraco. Essa história de desleixe PREMEDITADO já deu no saco e atrapalhou a apresentação. O som estava ruim, a execução não foi das melhores e a interação com o público foi, como de costume, péssima. Já o Revolver fez um show muito bom, apesar de uns problemas técnicos no início da apresentação e de estarem todos muito nervosos antes de subir ao palco.

Não pude ver todo o show do Cachorro Grande, mas até onde conferi estava tudo muito mediano. Até hoje ainda não me acostumei com o vocal de Beto Bruno. Eu já estava muito cansado, ou talvez esteja ficando velho e chato para ouvir tanta gritaria.

O Biquini Cavadão mostrou ser competente no que se propõe a fazer, mas não satisfez o meu gosto, também. Como diria Marcos Bragatto, “a maior banda de baile dos últimos tempos” foi a protagonista do que deve ter sido a maior interação banda-público da história do festival. O porém: tudo isso às custas das canções de terceiros. São inegáveis o carisma de Bruno Gouveia e a maneira como a banda desperta a empatia do público. Mas, conseguir isso através de um repertório composto quase que exclusivamente por covers, diminui para bem menos da metade os méritos da questão. Acredite se quiser, mas eu nunca estaria satisfeito em ter uma resposta daquelas através de um trabalho que não é meu. Não dá mesmo!

O pouco que vi da apresentação de Pitty não me cativou muito. Salvo um bom cover de “Stockholm Syndrome”, do Muse, não vi maiores feitos. Tentando ser imparcial, levando em consideração que não sou muito fã do trabalho da cantora, devo admitir que o show foi bom e a participação do público foi bem bonita.

Não pude ver os shows de Nando Reis, Pavilhão 9 e do Rappa.

Sobre as outras apresentações, ou as bandas não me chamaram a atenção ou não tive oportunidade de conferir.

No geral o saldo foi positivo e o MADA deu mais um passo importante para se consolidar como um dos maiores festivais de música do país. Só espero trabalhar menos e estar mais disposto para acompanhar melhor as atrações do ano que vem.

10 comentários:

Fernanda Valladares disse...

Hm...acho que temos um feitio comum de gostos.Mas,eu vi a maioria das apresentações.Pude conferir de perto/longe um pouco de cada um deles,menos os shows da sexta feira,que eu não fui.Resumindo: Resultado positivo mesmo,no geral foi tudo muito legal.A apresentação da Pitty também não me cativou muito,mas,devido ao cover do Muse devo dizer que fiquei bem feliz em ouvir aquilo.
Show do Nando Reis foi muito bom,com direito aos clássicos dos Titãs e algumas canções que ele cantava com a Cássia Eller.Foi muito bacana mesmo.
Já o Biquini cavadão animou pra caramba o publico,talvez pelo fato de tocarem covers,músicas mais antigas e etc.Isso não é muito legal de ver quando vemos que a banda já tem uma certa "identidade" mas,fazer o que,eles quiseram fazer o repertóio do jeito deles.E eu não reclamo de jeito nenhum das músicas.Eu conhecia todas elas...hehehehe.
Eu também fiz um blogspot ontem,pois o meu weblogger tava de putice.
Apareça por lá quando quiser.
Beijos.=****

Fer

Fernanda Valladares disse...

aliás,shows da quinta feira que eu não fui...uhauahauhauhauhu! #} hihihih

Anônimo disse...

Massa! Post novo! Ficou bem legal! Depois volto aqui pra comentar. Se prepare, q acho q o comentário vai ficar maior q seu post! x)
Bem-vindo de volta ao mundo blogal!
Bjs!

Anônimo disse...

"protagonista do que deve ter sido a maior interação banda-público da história do festival." E tu acha pouco? Rapaz, pros seus ouvidos seletivos a crítica procede! Agora pra nós remanescentes da década de 80 foi uma festa! Não sou fã de biquini cavadão (só conheço duas músicas), mas creio que a performance foi boa e isso valeu o ingresso, a espera, o banheiro ruim! Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Rapais, vc esta escrevendo cada vez melhor!

Anônimo disse...

Voltei! Agora sim vou comentar!
Bom... primeiro de tudo: confesso q o "cenário" preto me agradava mais, mas ficou bem legal o novo layout do seu blog! :)
E o MADA? Bom, o MADA desse ano não me empolgou tanto quanto o do ano passado, quando vi todas as indies e quase todas as headlines. Tanto q, esse ano, não fui muito interessada em ver todos os shows... já saí de casa com três objetivos definidos: Revolver, SeuZé e Biquini Cavadão. E foi só o q acabei assistindo. O resto do tempo, fiquei jogando conversa fora... me pareceu uma idéia melhor. Pra não dizer q não vi nada mais, dei uma olhadinha no show de Pitty... legal! Por sorte, ela cantou as duas músicas q eu queria ouvir logo no começo do show e eu não precisei ficar muito tempo assistindo... tava muito cansada e sem saco pra show. Escutei as músicas q eu queria, comprei um lanchinho (a essa altura, ainda não tinha jantado) e voltei pro bate-papo. Também ouvi algo de Nando Reis, enquanto esperava o show do Biquini começar. Bem legal. Pelo menos o q puder perceber... tava tão ansiosa pelo show do Biquini, q nem prestei muita atenção no pobre do Nando. E o Biquini... bom, o Biquini fica por último. Farei outros comentários antes:
* Me esclareça uma coisa: o q é hype, q o povo tanto fala?
* O show do Revolver, sou suspeita pra falar, mas adorei. Conseguiram driblar na maior os imprevistos técnicos e o imenso nervosismo (q eu sabia q eles tavam) e fizeram um ótimo show!
* SeuZé, sou mais suspeita ainda... hehehehehehe... ;P precisa falar?! Fantásticos: o show e a participação do público! Eu simplesmente amei o imprevisto do sai galada, q acabou o público recitando e vcs respondendo! Perfeito! Como sempre, vcs estão de parabéns! E, dessa vez, o público também, né? :)
* Com relação ao Cachorro Grande, uma coisa interessante: não vi o show, mas, há um tempinho atrás, tinha escutado algumas músicas do grupo... até q gostei das músicas e do instrumental... mas não engoli o vocal... justamente pq achei gritado demais... e achei q o vocal não combinava com as músicas, sei lá pq... Estarei eu também ficando velha e chata?! :DDD
Quanto aos demais shows, sou sincera em dizer q não vi absolutamente nada... e, não sei pq, mas tenho a impressão de q não perdi grande coisa.

(continua...)

Anônimo disse...

Agora vamos ao Biquini! Como fã da banda q sou, devo dizer q fiquei decepcionada. Não exatamente com o show q, como sempre, foi ótimo. Nem posso dizer o contrário, afinal, acabei saindo literalmente ensopada, pingando mesmo. O show foi superanimado, o pessoal da banda continua esbanjando carisma e simpatia em palco. Mas, apesar disso tudo, detestei uma coisa, pra mim essencial: o repertório! Putz, pense numa decepção: esperar mais de 2 anos por um show deles pra me deparar com uma reles banda cover! Não me conformo! Tá certo q algumas daquelas músicas eles chegaram a regravar (chove chuva, camila camila, toda forma de poder, carta aos missionários, eduardo e mônica)... e, inclusive, eu tava curiosa pra ver/ouvir Eduardo e Mônica ao vivo... mas, com toda sinceridade, acho q eles já deveriam estar tirando essas músicas do repertório de shows e recolocando as músicas deles. Não só não fizeram isso, como ainda incluíram mais covers. Pra vc ter uma idéia do absurdo, eles não tocaram sequer o repertório completo do atual disco de trabalho deles, o "ao vivo" (e as músicas q eles não tocaram são todas deles). Nem sequer a inédita "vou te levar comigo", q está nesse disco e nunca foi tocada em show em Natal. Aliás, outra coisa q nunca me conformei foi o repertório do "ao vivo". Incluíram muitas músicas do disco anterior, 80... na minha opinião, não deveriam ter incluído nenhuma, já q a maioria era de outros artistas/bandas... e a única deles, múmias, já tinha sido regravada nesse disco. Aí chegamos nesse ponto de ter uma boa resposta de público com trabalho alheio... concordo totalmente com vc! E não só com relação ao show. Com toda sinceridade, se eu fosse artista, não creio q gostaria de gravar uma coletânea comemorativa dos meus 20 anos de carreira desprezando meu próprio trabalho pra colocar cerca de metade do disco com músicas de outros artistas. Não sei, mas acho q iria preferir não gravar a coletânea. E, no caso específico do Biquini, digo uma coisa, com toda certeza: minha coletânea deles seria imensamente melhor... hehehehehehe! =D E, depois dessa, a vontade q dá é só ir em show do Biquini depois q eles lançarem o disco de inéditas... =/

Anônimo disse...

Aloprei, né, Lipe?! Desculpa aí! x) Mas, pelo menos, eu avisei antes q achava q o comentário ia ficar maior q seu post... =PPP
Queria ter essa inspiração pra terminar o post q já faz um bocado de tempo q quero postar no meu blog e nunca termino... =/
Bjs!

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Lipe Tavares disse...

Mas eu assumi o feito do Biquini, Simone. Só acho que o mérito deles cai bastante levando em consideração que a reação que a banda despertou no público só foi possível através das canções de terceiros que eles interpretam. Para um festival de bandas independentes com trabalho autoral é meio incoerente. Concorda?