quarta-feira, maio 24, 2006

NOTINHAS - 4 X 1

- Meio que vindo de encontro ao post anterior, ontem aconteceu uma invasão de sem-terras à Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária. Cerca de 200 membros do MST se instalaram nas dependências da secretaria, alguns deles portanto facas e pedaços de pau. Eles reivindicavam promessas não cumpridas de desapropriação de terras. Detalhe: as desapropriações são jurisdição do Governo Federal. Depois de despertarem o medo dos funcionários e a curiosidade da imprensa, partiram em marcha rumo ao INCRA, o lugar correto para os protestos.
Já sabe. Se esse blog passar alguns dias desatualizado, considere a possibilidade de eu estar refém do MST.

- Está cada vez mais insuportável parar nos semáforos da cidade. Raros são os cruzamentos que não abrigam aquela massa de desempregados sedenta para pôr a mão no seu pára-brisa. Ao invés de limparem os vidros eles acabam sujando tudo e, muitas vezes, danificam os limpadores dos carros. Em alguns sinais, como os que ficam em Ponta Negra, na rótula de entrada para a Via Costeira, vez ou outra aparece um carro da Guarda Municipal, o que faz com que os flanelas fujam em debandada. Já ouvi falar sobre alguns casos de mulheres terem sido assaltadas e de serem costumeiramente insultadas pelos ditos cujos. O pior de tudo é quando , vez ou outra, eu me pego desviando, inconscientemente, do caminho mais lógico para os meus destinos para evitar parar em sinais cuja abordagem é tida como certa.

- A cada dia, a cada nova leitura, me surpreendo com a genialidade de Honoré de Balzac. Há uns dias comecei a reler Eugenie Grandet e estou me deliciando com as ricas criações de personagens feitas pelo francês que universalizou a expressão “mulher de trinta anos”. Quem ainda não conhece a obra do autor e está interessado a se iniciar nos trabalhos do gênio, aconselho começar por Pai Goriot e Eugenie Grandet, ambos fáceis de se encontrar e com leitura não muito densa. A coleção “obras-primas” da Martin Claret, que é bem acessível, editou esses dois livros há pouco tempo. A Biblioteca Central da UFRN também dispõe de um acervo generoso das obras de Balzac. Outra boa pedida é procurar pelo filme “Balzac, Uma Vida de Paixão”, que vez ou outra é exibido no Eurochannel e é estrelado por Gerard Depardieu. Fica a dica. Falo sério!

- Cheguei a iniciar a leitura de O Código da Vinci, mas por falta de tempo não consegui progredir na obra. Sobre o filme, boa parte das críticas que li afirmam que ir ao cinema sem ter consumido a obra de Dan Brown não é uma boa pedida. Como são poucos os críticos que levo a sério, devo ir ver o filme antes da segunda tentativa de ler o livro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Como diria Jack, o estripador, vamos por partes:

* Não fale isso nem brincando!!! Não se deve brincar com essas coisas q tem uma certa possibilidade, não muito remota, de acontecer. Nunca gostei muito de brincar com esse tipo de coisa... =/
Eu vi algo no jornal a respeito... diz q outro grupo bloqueou a BR-101, na altura de Canguaretama, também ontem.
E falando em sem-terras, posso fazer uma sugestão? Se tiver um tempinho sobrando pra ir ao cinema essa semana (pq acho q sai de cartaz na sexta), dê uma olhadinha no filme "tapete vermelho". É um filme brasileiro, q tá passando no Moviecom (e vou ser sincera com vc: a sala onde ele está sendo exibido é uma porcaria... acho q uma das piores dali... uma pena!). Não sei se é o tipo de filme q vc gosta, mas... É uma história bem simples (um homem sai da roça onde mora, com a mulher e o filho, e vai de cidade em cidade, procurando um cinema q passe filme do Mazzaropi pra ele assistir com o filho, pra cumprir uma promessa q tinha feito pro seu pai), mas achei um filme bem interessante. E tem uma trilha sonora bem bacana (a música inicial é lindíssima). E uma das coisas q me chamou mais atenção: eles conseguiram mostrar bem, através dos personagens, situações e diálogos, como é uma cidade do interior, os costumes, o jeito da população, principalmente os q moram em sítios, na roça mesmo... fiquei impressionada com a semelhança (e cheguei a uma conclusão: decididamente, cidade do interior é igual em qualquer região do Brasil... o filme se passava lá pela região sudeste/sul... mas não era muito diferente dos interiores daqui do RN não...). Muito bacana mesmo o filme. Mas aí vc me perguntaria... o q os sem-terra tem a ver com isso? É q tem uma parte do filme q aparece algo do MST. Se quiser saber mais, o site do filme é: http://www.tapetevermelho.com.br .

* Pense numa coisa q me tira a paciência!!! Quando ando por dentro da cidade (geralmente, escolho a Via Costeira como via de preferência), sempre pego vias alternativas, já pra evitar os cruzamentos problemáticos. O da rótula da via costeira é um. Por causa do excesso de flanelinhas ali, pra sair de Ponta Negra sem ser pela Via Costeira, sempre pego um atalho por dentro de Capim Macio. Por uma razão bem simples: não sei bem por que, mas esses flanelinhas me tiram do sério mesmo, eu fico extremamente irritada e, conseqüentemente, grosseira. E como não sei q tipo de pessoas são aquelas, se são bandidos ou não (nunca se sabe... não é difícil bandidos se disfarçarem de flanelinhas pra assaltarem nos cruzamentos), se estão armados ou não... então, tenho um certo receio de me alterar e acabar levando a pior (até pq sempre costumo andar sozinha). Não q eu seja uma pessoa medrosa, mas cuidado nunca é demais. =/

* Eu tenho Eugênia Grandet. Taí, gostei da sugestão! Vai ser minha próxima leitura! E ficarei de olho no Eurochannel pra dar uma olhada no filme... aliás, sempre passam filmes legais no Eurtochannel. Já li "a mulher de 30 anos"... achei a leitura um tanto densa... mas gostei. E achei a comparação de faixas etárias bem interessante. E só me lembrei do seu finado blog! =P
Uma curiosidade: o meu plano quando o comprei, há uns 3 anos atrás, era ler antes de fazer 30 anos... mas aí fui adiando, adiando... acabei lendo aos 30 mesmo... =D
A propósito, "a mulher de 30 anos" também foi lançado pela Martin Claret (o meu é dessa coleção). Se quiser, está às ordens.

* Achei bem legal o filme, ao contrário do q tem se falado por aí. (mania q eu tenho de ser do contra) E não acho q o livro seja essencial pra ver o filme não... até porque, vendo o filme, confirmei q não me lembrava mais de quase nada do livro (faz tempo q li)... fui lembrando no decorrer do filme. Acho q dá pra entender legal sem ter lido o livro antes, até porque o filme foi bem fiel à versão escrita. Lógico q o filme é mais resumido, algumas partes foram cortadas, ... mas nada q impeça quem não leu o livro de entender o filme. Assista sim, é ótimo o filme! E não desista de ler... o livro é melhor ainda! E o q mais gostei nele: rende cada discussão interessante!
Eu acabei assistindo no Moviecom... a concorrência no Cinemark parece q tava muito acirrada, eu não tava com paciência de entrar em filas quilométricas, salas lotadas e estava curiosa pra ver o filme e sabia q, se deixasse pra semana, acabaria não dando tempo de ver. e como eu queria ver o "tapete vermelho" e só tava passando no Moviecom...

Bjs!

Anônimo disse...

acontece.. aqui em vancouver não tem esses limpadores de pára-brisa nem aqueles que sobem no ônibus distribuindo papeizinhos, mas toda esquina tem (pelo menos) um louco (de verdade) repetindo a mesma frase.. "spare a change for food, please". Tambem tem aqueles que escrevem pra nao ter que repetir pra todo pedestre. Pra quem nao gosta que a psicologia esqueça ou esconda os verdadeiros transtornos mentais, é um saco ver isso!

Eu nao conheço Balzac, mas com certeza deve ser melhor que o codigo da vinci. O que há de interessante no livro sao os detalhes, uns 10% da leitura, e imagino que o filme nao dá conta (nao assisti). Mesmo assim eu acho que poderia ter otimizado meu tempo lendo algo como Balzac, talvez, e vendo apenas o filme. But that's ok.. aqui eu tenho tempo de sobra, e ainda pratiquei meu inglês :P

Anônimo disse...

Faz um século que tento te deixar um scrap e o orkut nao deixa =/

Anônimo disse...

É verdade que existe melhor estação seja outono ou primavera para seguir nossos anjos?
Veja no Lua em Poemas em Poesias.
Bjs e uma ótima semana.

Anônimo disse...

Otávio Rabelo (O Marquês de Pindorama)


atualiza!!!


www.imparcimonia.blogspot.com

Anônimo disse...

Nicе blog here! Alsо уouг ωeb site loaԁs
up fast! What hоst are you using? Can I get your affiliatе link to your hoѕt?
I wish my wеbsite loаԁеd up as quiсκly as yours lol

My web page v2 cigs

Anônimo disse...

І'm curious to find out what blog platform you happen to be using? I'm
having some minor sеcurity problemѕ ωith
my latеѕt blog аnd I wοuld liκe to fіnd something
morе rіѕk-free. Do yоu hаѵе any rеcommendatіons?


My web ρagе ... http://Www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.php
Also see my site > http://brandrp.com

Anônimo disse...

If yοu ωoulԁ like to get a gοod deal from
thіs ρaragraph then уοu haѵe to аpply such techniques to your won website.


Μу ωebpagе :: rbpi.In